top of page
5.png

Colônias de animais abandonados:
Todos somos responsáveis!

Quando nós causamos desequilíbrio no planeta, é nosso dever cuidar daqueles que hoje sofrem as consequências.

Você pode ajudar a mudar essa realidade!

COLÔNIA DE GATOS DO MARACANÃ

A colônia de gatos existente no estádio do Maracanã, onde vivem hoje mais de 200 felinos, é um problema urbano e ecológico que estimamos ter surgido na década de 80 ou 90. Aqui, gatos foram despejados, abandonados à própria sorte, sem controle populacional ou qualquer cuidado à sua saúde. 

WhatsApp-Image-2023-10-19-at-18.40_edited.jpg
1000118027.jpg

 Abandono Generalizado

A realidade dos gatos do Maracanã é reflexo do abandono generalizado que afeta inúmeros animais urbanos. Por ser uma região já conhecida como colônia, a cada semana novos abandonos acontecem no local, perpetuando a realidade os gatos que, nas ruas, enfrentam a indiferença e as adversidades do ambiente que os rodeia.

Dificuldade de Captura e Castração

A captura e castração dos gatos da colônia do Maracanã são tarefas desafiadoras. A desconfiança natural de muitos desses felinos, somada à imensidão do ambiente e à presença de incontáveis esconderijos, exige a adoção de métodos eficientes e respeitosos para o controle populacional.

1000126409.jpg
1000118086.jpg

Fome

A fome é uma constante ameaça à colônia de gatos do Maracanã. A escassez de alimentos adequados compromete não apenas a saúde dos felinos, mas também sua capacidade de sobrevivência. Ações de alimentação assistida são vitais para mitigar esse problema e proporcionar aos gatos uma qualidade de vida melhor.

AÇÃO COLÔNIA DO MARACANÃ:

nosso trabalho para mudar essa realidade!

Image by Ludemeula Fernandes

A ONG Aruana atua na alimentação dos mais de 200 gatos da colônia do Maracanã, dando um exemplo vivo de que o trabalho coletivo e coordenado que pode promover grandes transformações. 

Projeto Sala Gatocura

Estamos prestes a implementar um projeto de controle populacional essencial, seguindo as melhores práticas veterinárias e de bem-estar animal, para assegurar um futuro saudável e equilibrado para a comunidade felina.

Nosso Projeto Sala Gatocura visa a construção de  uma sala de recuperação dedicada aos gatos da colônia do Maracanã. Nela, os gatos receberão todo o cuidado após o processo de castração, proporcionando um ambiente seguro e confortável para sua recuperação, evitando o risco de infecções e complicações pós-operatórias.

Método de controle populacional

A esterilização e o acompanhamento regular ajudam a controlar o tamanho da população, evitando superlotação e melhorando a qualidade de vida dos gatos.

O método a ser empregado é o CED (Captura, Esterilização e Devolução), combinado com o CEA (Captura, Esterilização e Adoção). 

Junte-se a nós nesse trabalho!
Sua doação é muito importante!

Gato ruivo

Como Ajudar de Outras Formas

Junte-se a Nossa Rede de Apoio Animal

Se você é veterinário, ofereça seu tempo e habilidades para realizar castrações gratuitas e ajudar na saúde animal.

Voluntariado em Procedimentos de Castração

Proteja os animais contra doenças comuns ao se voluntariar para campanhas de vacinação e outros cuidados preventivos.

Vacinação e Cuidados Preventivos

Abrigos de Recuperação

Se você tem um espaço seguro que pode ser usado para recuperação de animais operados, colabore disponibilizando seu espaço como abrigo de recuperação.

bottom of page